O Uso de drogas tem representado um grave problema que atinge diretamente crianças e jovens; motivo de preocupação por parte daqueles que atuam nas áreas de Educação, Saúde e Segurança.
nos últimos anos o aumento na incidência do consumo de CRACK pelos jovens tem resultados em sérios danos físicos,psicológicos e sociais que, por vezes, trazem como conseqüência,a morte dos dependentes e/ou pessoas envolvidas com os mesmos.Nesta cartilha apresentamos informações baseadas em dados
científicos sobre as características e conseqüências do uso do CRACK bem como orientações sobre o papel da escola enquanto agente de prevenção
Sobre o crack
Seu nome deriva do verbo "to crack" que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados.O CRACK apresenta-se sob o aspecto de pedra resultante da mistura da cocaína (Erithroxylon Coca), amônia e o bicarbonato de sódio, que combinados se tornam substâncias altamente tóxicas.Por não ser solúvel em água e também não poder ser injetável
é fumado em cachimbos pois necessita passar do estado sólido ao de vapor quando aquecido em uma temperatura média de 95ºC.
Efeits no organismo
A fumaça do crack alcança o cérebro em apenas 10 a 15 segundos e seu efeito permanece em torno de 5 minutos. Essa rápida duração do efeito faz com que o usuário volte a utilizar a droga com mais freqüência que as outras drogas, levando o indivíduo à dependência muito mais rapidamente. O rápido efeito do crack traz uma sensação de grande prazer,euforia e poder, que logo acabam, então o usuário quer voltar a
utilizar a droga fazendo isso inúmeras vezes até consumir todo o estoque.Os efeitos mais evidentes do uso são: o estado de excitação,hiperatividade, insônia, perda de sensação do cansaço e falta de apetite. Pode produzir um aumento das pupilas (chamada “visão borrada”), dor no peito, contrações musculares,convulsões e até o coma. No sistema cardiovascular, os efeitos são mais intensos. A pressão arterial pode se elevar e o coração bater rapidamente (taquicardia). A morte também pode ocorrer por conta da diminuição da atividade de centros cerebrais que controlam a respiração.
Conseqüências do uso do crack
Após o uso, a pessoa pode apresentar conduta de extrema violência, agressividade que se manifesta a princípio contra a própria família, destruindo-a em todos os aspectos, e depois, por conseqüência, volta-se contra a sociedade em geral com visível aumento do número de crimes relacionados ao vício em referência.
O usuário-dependente do crack isola-se geralmente por sentir-se perseguido, abandona a escola e/ou o trabalho e dificilmente consegue manter uma rotina passando a viver basicamente em busca da droga.
É bom ressaltar que embora seja uma droga mais barata que a cocaína, o uso do crack acaba sendo mais dispendioso: o efeito é mais intenso, mas o tempo de satisfação é muito curto.
Como identificar o usuário de Crack ...
O conjunto de alguns desses fatores podem estar relacionados ao uso do CRACK:
• Falta de motivação para estudar ou trabalhar;
• Mudanças bruscas de comportamento;
• Inquietação, irritabilidade, ansiedade, cacoetes, perda de interesse pelas atividades rotineiras;
• Insônia;
• Olhos avermelhados, olheiras;
• Alterações súbitas de humor, uma intensa euforia, alternada com choro ou depressão;
• Descuido com a higiene pessoal;
• Uso de apetrechos como espelhinhos, fósforos, canudos, usados para cheirar cocaína;
• Existência de pequenas queimaduras localizadas próximas à região da boca;
• Existência de receitas de medicamentos ou caixas de comprimidos de psicotrópicos;
• As roupas, os lenços ou as mantas têm cheiro forte de solvente;
• Vestígios de pó branco nos bolsos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário