sábado, 17 de julho de 2010

Papel da Escola na prevenção ao Crack."Educar é prevenir "!

Como trabalhar na escola e em sala de aula.

Sugestões de como ter uma abordagem para iniciar um diálogo com o seu aluno:

• Seja claro e objetivo, e de maneira bem calma mostre sua preocupação com o comportamento dele(a) em sala de aula;
• Evite fazer julgamentos, dar sermões, isso irá afastá-lo e colocá-lo na defensiva;
• Mostre que depende apenas dele, assumir responsabilidades, embora você esteja disposto a ajudá-lo.
• Indique opções de comportamentos alternativos e faça-o refletir, evite o compromentimento de imediato;
• Mostre informações fundamentadas sobre o uso de drogas de maneira clara e honesta; sem exagero ou
estratégias de amedrontamento. • Seja realista sobre os riscos do uso de drogas mencionando os benefícios de não usá-las.
• Disponha os alunos em círculos para discussões abertas. Evite sermões. Ouça suas opiniões, avalie suas idéias e re-oriente-o.
• Peça opiniões anônimas por escrito, por exemplo, em tirinhas de papel, sobre as razões para o uso de drogas e as razões para não usá-las e depois discuta no grupo.
• Proponha situações-problema sobre o abuso de álcool ou outras drogas e promova dramatizações, discussões e análises dos comportamentos e de suas conseqüências.
• Desenvolva a motivação para que os alunos construam seus conhecimentos e façam pesquisas sobre os assuntos de seu maior interesse.
• Organize atividades em que os alunos possam desenvolver as habilidades em tomar decisões, posicionar-se, resolver problemas como, por exemplo, “saber recusar um cigarro quando não quer fumar” ou “limitar o número de doses de bebida numa festa”.
• Estimule a reflexão sobre comportamentos, relacionados com a saúde (e o uso de drogas), pontuando com informações e orientações.
• Procure integrar as discussões sobre o uso de drogas com os conhecimentos e atividades de diferentes disciplinas do currículo, por exemplo, um livro de literatura, uma aula de Educação Física, um conteúdo de História ou Ciências, alguns cálculos ou problemas de Matemática.
• Associe as atividades de prevenção do uso indevido de drogas com outros comportamentos de promoção à saúde, como os relacionados à alimentação, à sexualidade, ao meio ambiente, às relações humanas, ao
enfrentamento do stress, aos cuidados com o corpo, entre outros.
• Incentive e mostre que ele(a) é capaz de mudar, que as dificuldades são enormes, mas é possivel uma saída. Mostre que com pequenos passos podemos dá a volta do mundo.
• Dê prioridade à discussão sobre as drogas mais comuns de uso entre adolescentes; álcool, tabaco, inalantes e maconha.
• Enriqueça as aulas com a discussão de filmes, vídeos, visitas a sites, leituras de textos e livros.
• Busque parcerias com outras pessoas e instituições da comunidade lembrando sempre que o trabalho da
prevenção é mais eficaz quando feito pelas pessoas da escola e com métodos interativos.
• Realize atividades que mostrem a necessidade de retardar o máximo possível o uso das drogas lícitas, ressaltando a legislação que proíbe a venda de bebidas e cigarros aos adolescentes e as possibilidades de, ao beber, fazê-lo moderadamente, evitando riscos.
• Utilize notícias da mídia para ilustrar os temas desenvolvidos, tendo o cuidado para fazer uma crítica às
distorções que muitas vezes estão presentes especialmente o preconceito com os usuários, a “demonização” das drogas, o “esquecimento” das drogas mais usadas como o álcool e o cigarro.

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