segunda-feira, 14 de março de 2011

VIDA SIM, CRACK NÃO mobiliza sociedade piauiense!

Alertar a sociedade sobre a gravidade dos problemas individuais, familiares e sociais provocados pelo uso do crack. Esse é o objetivo da campanha “Vida Sim, Crack Não”, apresentada na última sexta-feira (11), em solenidade no Palácio de Karnak. A campanha é uma iniciativa da Câmara Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e tem caráter educativo.
O material da campanha conta com cartazes, panfletos, folderes, adesivos, leques, spot para rádio e vídeo para TV, outdoor, busdoor, além de hotsite (www.pi.gov.br/enfrentamentoaocrack), anúncios em veículos de comunicação. As peças buscam mostrar a dura realidade dos dependentes de crack, com imagens fortes de degradação. A narração do spot e do vídeo é enfática: “Em uma semana, alguns usuários perdem mais de dez quilos de peso. Quase todos abandonam os estudos e o trabalho e entram para o crime ou para a prostituição e desestruturaram a família. Um em cada três usuários de crack morre em até cinco anos”.
“O crack mata e mata rápido. Em dez segundos ele atinge o cérebro, interrompe as sinapses e a pessoa perde a consciência, tem alucinações; é nesse momento que o usuário comete crimes como roubos e homicídios. Por isso é importante alertarmos as pessoas para que sequer experimentem o crack”, comentou o governador Wilson Martins, que é médico neurologista.
Segundo o coordenador de Comunicação do Governo do Estado, Fenelon Rocha, o lançamento da campanha “Vida Sim, Crack Não” é o primeiro resultado do movimento que nasceu com a constituição da Câmara, por iniciativa do governador Wilson Martins, mas que não se restringe ao Governo. “O tom dessa campanha é de alerta, chamando a atenção para a gravidade desse problema, para o seu poder de desestabilização da sociedade e de desagregação da família”, afirmou o coordenador.
Zita Villar, secretária-executiva da Câmara, ressalta que esse é o primeiro momento de convocação da população a participar efetivamente da luta contra o crack e outras drogas também. “O foco do nosso trabalho é prevenção. Claro que temos ações de repressão e ressocialização, mas o principal é evitar que as pessoas experimentem”, resumiu.
O governador também destacou a importância da parceria da Câmara com a população em geral. “Precisamos que os piauienses abracem essa campanha e esse trabalho. Precisamos de voluntários. De pessoas que coloquem esses cartazes em suas escolas, nas associações. Que os pais passem a conversar mais e a se interessar mais pela vida dos seus filhos. Isso tudo também é objetivo dessa Câmara”, relatou Wilson Martins.
Câmara
A Câmara de Enfrentamento ao Crack reúne órgãos de Segurança Pública, Assistência Social, Educação, Justiça e Saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Público, além de entidades da sociedade civil que atuam no combate às drogas e no apoio aos dependentes. Veja aqui o VT da campanha contra o crack: http://www.youtube.com/watch?v=bCO7UPjftKQ&feature=player_embedded 

Nenhum comentário:

Postar um comentário