terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Como evitar o crack !

Infelizmente, não há o que fazer para impedir que o crack, a cocaína, a maconha, o álcool ou o cigarro sejam apresentados aos nossos filhos. Os usuários estão por aí, nas esquinas, nas salas de aula, nos bares, nos shoppings e até dentro de casa disfarçados de amigos. Mas, se não temos como evitar a proximidade, podemos prepará-los para dizer “não”.


Primeiro, ensine seu filho a compreender o significado de cinco palavras: obrigado, por favor, com licença, me desculpe e Pai Nosso. Em seguida, mostre-lhe como você se orgulha dos pequenos gestos de boa vontade que ele tem para com os outros, como abrir a porta para uma senhora ou ceder seu lugar a um idoso ou devolver o que lhe foi dado por engano. É espantoso como a educação protege nossos filhos das más companhias.


Estipule horários. Quando as atividades diárias dos nossos filhos são organizadas e fiscalizadas por nós, isso dificulta os maus relacionamentos. Jovens mal-educados são indisciplinados e intolerantes e tomam distância das pessoas que seguem as regras. E, ao contrário do que diz o senso comum, um jovem tem que ter muita personalidade para fazer tudo certo. Cuide da aparência dele. Mantenha seu filho longe dos modismos e nunca esqueça que o mundo é preconceituoso. Se você fosse traficante e tivesse que escolher entre oferecer drogas a um garoto cabeludo passeando de skate e outro de camiseta branca e lendo um livro, a quem ofereceria?


Seja parceiro do seu filho. Ofereça a casa para as reuniões da turma. Converse com os amigos dele. Jogue futebol. Brinque. Sorria. Abrace. Beije. E bata muitas fotos para recordar depois.


E nunca abandone seu filho. Mesmo que você tenha feito tudo certo, ainda assim é possível que ele acabe usando drogas. Cuidado com aquela falácia do senso comum que diz que drogado só melhora depois de chegar no fundo do poço. Cuide do seu filho. Procure ajuda. Porque, se ele morrer na sarjeta, você poderá não ter culpa, mas terá ficado só, para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário